Histórias humanas da pandemia: mães do HRPM comemoram recuperação e festejam domingo das mães em família

(10/5/2021) – O Hospital Regional Público do Marajó (Breves/PA) registra muitas histórias humanas e neste Dia das Mães não foi diferente. Às vésperas da data, no domingo, 9, as pacientes Leidiane Monteiro, Maria Giselia Souza e Maria do Socorro Carvalho Brazão, puderam comemorar a data duplamente: a primeira ganhou sua terceira filha, e as outras duas venceram a covid, e tiveram alta clínica, no sábado, 8. Elas estavam internadas no HRPM, referência para atendimento de grávidas de alto risco e pacientes com casos agravados de covid.

Mãe pela terceira vez, Leidiane Monteiro Borges, 30 anos, comemora a alta clínica. “É muito bom estar com a minha bebê no colo. Estarei com ela em casa no Dia das Mães. É um presente de Deus, minha terceira filha, é muito bom. O atendimento aqui no regional do Marajó é excelente. Eu desejo um feliz Dia das Mães para todas nós. Que todas as mães que estejam grávidas tenham seus bebês normais. Minha gravidez era de risco, mas agora está tudo bem, tudo normal”, comemorou.

Mães superam a Covid-19 (Foto: Ag. Pará)

Gratidão. Foi a palavra que veio à cabeça de Maria Giselia Souza, 43 anos, residente em Breves. Ela foi mais uma vítima da Covid-19, e após vários dias internada no HRPM, recebeu alta clínica na manhã do sábado dia 08/05. “Agradeço o atendimento a todos daqui do HRPM. Vou passar dias das mães em família. Só tenho a agradecer”.

Desde que foi designado pelo Governo do Pará, em março deste ano, para  fazer parte da rede de assistência de média e alta complexidade para pacientes com a Covid-19, em estado grave. A equipe da unidade hospitalar contabilizou 52 internações e 25 altas clínicas. Outra boa notícia aos usuários dos serviços é que o Governo do estado aumentou o número de leitos exclusivos para esse tipo de atendimento no Hospital, que passou de 13 para 23 leitos, sendo sete deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 leitos Clínicos. Muito agradecida pelo atendimento recebido, ela resumiu sua gratidão pela vitória contra a Covid-19: “Superar essa doença e comemorar o dia das mães em casa não tem preço”.

Atendimento pacientes com Covid – A unidade hospitalar, referência na assistência aos usuários do SUS, no sudoeste Marajoara, possui uma equipe exclusiva para assistência de pacientes com Covid-19, em estado grave, composta por 44 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, além de auxiliares de higiene e limpeza. A equipe do HRPM é responsável pelo atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (8º CRS), composto pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel, que tem uma população estimada  em 300 mil habitantes.

HRPM homenageia usuárias em alusão ao Dia das Mães

Mães foram homenageadas no hospital (Foto: Ag. Pará)

A gestão do regional do Marajó, prestou homenagem às mães no dia 7, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com a oferta de um café da manhã às mães que aguardavam atendimento no Espaço da Gestante. Elas receberam ainda cartão com mensagem de parabéns pelo dia.

(Com informações da Ass. de Imprensa).