Com horta orgânica própria e qualidade nas refeições, Hospital do Marajó conquista Selo Green Kitchen

O Hospital Regional Público do Marajó, em Breves (PA), no arquipélago do Marajó, conquistou na semana passada o selo Green Kitchen, outorgado pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM). A entidade, ligada à Universidade de São Paulo (USP), avalia e reconhece padrões de qualidade na produção de alimentação saudável, a partir de ambientação natural e critérios de sustentabilidade.

O HRPM obteve a certificação por, entre outras ações, possuir uma horta orgânica própria, no espaço da unidade. “Os temperos utilizados são 100% naturais e muitos colhidos na horta orgânica que o hospital mantém”, explicou a nutricionista Renata Feio, responsável pelo Serviço de Nutrição de Dietética.

Internada há oito dias no HRPM, para uma cirurgia de retirada da vesícula biliar, L.M.O.P, 52 anos, aprovou a alimentação servida diariamente. “É de primeira qualidade. Tudo muito bem preparado, muito gostoso. Agradeço todo o cuidado que a equipe tem com a gente, por se preocuparem em preparar uma alimentação saudável”, disse a paciente. Para a diretora executiva Rejane Xavier, a certificação reconhece o esforço da equipe e os investimentos para a excelência da gestão. Em 2018, a instituição conquistou certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), principal título de normas de Qualidade da gestão hospitalar do país.

Serviço: O HRPM oferece assistência de média e alta complexidade para usuários vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS), composto pelos municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O hospital dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 h. O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.

(Por Jéssica Ayres)