Artigos

Espaço para artigos e opiniões dos profissionais do INDSH e colaboradores externos sobre gestão e área da saúde em geral. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade de seus autores e não reflete necessariamente a opinião do INDSH. Citar a fonte em caso de reprodução do conteúdo.

Artigo: Saneamento básico e o apagamento de população vulnerável 

Por Luiz Fazio, presidente da ONG Biosaneamento. O Saneamento Básico é um conjunto de medidas que visa levar o acesso a serviços de água potável, …

Leia o artigo completo →

Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural: combinação crítica para evitar riscos em hospitais

* Por Leonardo Alegre, COO da iHealth Group. A Inteligência Artificial (IA) está ganhando cada vez mais importância no setor de saúde do Brasil. Tal …

Leia o artigo completo →

12% dos ataques hackers são direcionados ao setor de saúde, mostra estudo

Maurício Paranhos, COO da Apura Cyber Intelligence. Nos últimos anos, a indústria da saúde tem enfrentado uma crescente ameaça de ciberataques, com criminosos invadindo sistemas …

Leia o artigo completo →

Conselho Federal de Medicina flexibiliza regras para publicidade médica: o que muda na prática

Após uma longa discussão que durou mais de 3 anos com sociedades e profissionais da área, o Conselho Federal de Medicina anunciou novas regras específicas …

Leia o artigo completo →

Medicina e ética, parceiros indissociáveis

*Vinicius Bertoldi Comemora-se no dia 18 de setembro o Dia Mundial da Ética Médica, referência ao dia 18 de setembro de 1947, quando ocorreu a …

Leia o artigo completo →

Por que é preciso, urgentemente, aprovar uma regulamentação para os projetos de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS)

* por Isabela Morbach Os projetos de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) têm suscitado debate e interesse entre diversos setores econômicos produtivos, entidades governamentais …

Leia o artigo completo →
Artigos

Medicina e ética, parceiros indissociáveis

*Vinicius Bertoldi Comemora-se no dia 18 de setembro o Dia Mundial da Ética Médica, referência ao dia 18 de setembro de 1947, quando ocorreu a primeira Assembleia da Associação Médica Mundial, em Helsinque, na Finlândia. O objetivo era solidificar a ética na medicina após a Segunda Guerra Mundial, um período …

Artigos

Por que é preciso, urgentemente, aprovar uma regulamentação para os projetos de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS)

* por Isabela Morbach Os projetos de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) têm suscitado debate e interesse entre diversos setores econômicos produtivos, entidades governamentais e a sociedade de modo geral, como um modo de ampliar as estratégias de descarbonização e de redução dos gases do efeito estufa. Afinal, o …

Artigos

A interligação Vital: Apoio à Saúde Mental, Empregabilidade e Diminuição de Turnover

* Danilo Suassuna Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas enfrentam o desafio constante de manter um ambiente de trabalho saudável, produtivo e sustentável. Nesse cenário, emerge a conscientização crescente sobre a relação entre a saúde mental dos colaboradores, a empregabilidade e a redução do turnover.  …

Artigos

Reciclagem de latas de alumínio evita emissão de quase dois milhões de toneladas de GEE no Brasil

Há 17 anos, a Global Footprint Network calcula e anuncia o Dia de Sobrecarga da Terra, conhecido por determinar o momento em que a demanda anual da humanidade por recursos naturais excede a capacidade que a Terra tem de regenerar esses recursos naquele mesmo ano. Para 2023, a data calculada …

Artigos

Identificação de subnotificação de flebite por meio da Vigilância Farmacológica

Autores: Yago Moises Larrat; Arline Cybelle Barcellos Faccin; Alexandra dos Santos do Carmo; Leonardo Silva Lima; Lourival Freitas da Silva Netto; Giovani Luis Padão Merenda; Caio Vinícius Botelho Brito. Afiliações: Hospital Jean Bitar; Governo do Estado do Pará; Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano e Social. Os eventos adversos, são entendidos …

Artigos

Assistência Multidisciplinar a Paciente Com Distúrbio de Peso Corpóreo em Hospital Público no Pará

Alexandra dos Santos do Carmo1, Adria Vanessa da Silva2, Giovani Luiz Padão Merenda3,Rafael Maia Sousa4,Lourival Freitas da Silva Netto5 ,Luciana Cristina Costa Gomes6,Erica Mariana Borges dos Reis 7. Resumo A obesidade mórbida se define pelo IMC ≥ 40kg/m e é responsável pelo aumento da morbidade, mortalidade e de custos dos cuidados …

Artigos

Programa FAROL: Iluminando o caminho do desenvolvimento de gestores no INDSH

Introdução No universo da gestão hospitalar, ser um gestor de pessoas vai além de administrar e gerenciar. Trata-se de uma função essencial para garantir o funcionamento eficiente, eficaz e seguro da instituição, proporcionando o melhor atendimento aos pacientes e conciliando os objetivos dos colaboradores com as metas organizacionais. Nesse contexto, …

Artigos

Implantação do Protocolo da linha de cuidado da cirurgia bariátrica como aliada no combate a incidentes cirúrgicos e pós-cirúrgicos no SUS

Autores: Yago Moises Larrat; Arline Cybelle Barcellos Faccin; Alexandra dos Santos do Carmo; Luciana Cristina da Costa Gomes; Giovani Luis Padão Merenda; Carlos Armando Ribeiro dos Santos; Caio Vinícius Botelho Brito. Afiliações: Hospital Jean Bitar (Belém/PA); Governo do Estado do Pará; Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano e Social. No Brasil, …

Artigos

Implementação de Conselho Consultivo de Pacientes e Famílias em um Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação

Leisson Domingues Pinheiro1, Rejane Xavier Soares Gomes2, Maria do Carmo da Silva Freitas3, Fabricia Dias Maciel4, Alene de Oliveira Quadros5. INTRODUÇÃOCriar espaços colaborativo para dar voz aos pacientes e familiares produz conhecimento de experiências no serviço, assim a implementação do Conselho Consultivo de Pacientes e Famílias contribui para o fortalecimento …

Artigos

Oxigenoterapia Hiperbárica: cinco questões importantes sobre o tratamento

A Oxigenoterapia Hiperbárica é um tratamento adjuvante, que não exclui o uso de antibióticos, nem de curativos ou de desbridamentos cirúrgicos. Ressalta-se a importância do início precoce do tratamento assim como a abordagem multidisciplinar para se obter uma melhora rápida e um resultado satisfatório.  O paciente entra em uma câmara …