O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA), administrado pelo INDSH desde 2018, encerrou em 30 de abril a programação da campanha Abril Azul, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com uma tarde musical que reuniu usuários, familiares e profissionais do CIIR.
A apresentação foi conduzida pelo professor de música Messias França, com participação da recreadora Nathalia Nancy, do professor Marcos Mendonça e de nove usuários assistidos pelo centro. O repertório incluiu canções populares nacionais e músicas da cultura local. A iniciativa, promovida pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) e pelo setor de Arte e Cultura, reforçou o compromisso coletivo com o cuidado humanizado e a valorização da diversidade.
A programação do Abril Azul no CIIR contou com oficinas, rodas de conversa, caminhadas, exposições e vivências sensoriais, promovendo o diálogo sobre o autismo e incentivando a criação de ambientes mais acolhedores e inclusivos. No último dia 23, a apresentação musical foi realizada para os usuários, familiares e profissionais do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), unidade gerenciada pelo CIIR, também localizado em Belém.
Para a diretora assistencial do CIIR, Maria do Carmo Freitas, o impacto das ações reafirma o papel da arte como ferramenta de promoção da saúde, inclusão e cidadania. “Nosso objetivo é sempre ampliar a conscientização sobre o TEA e valorizar as potencialidades de cada indivíduo atendido”, destacou.
Serviço: O CIIR e Cetea são órgãos do Governo do Pará administrados pelo INDSH, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro Batista Campos, em Belém. O CIIR está localizado na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, também na capital paraense. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.
(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).
