O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém/PA), administrado desde 2018, celebrou em 12 de agosto o Dia Nacional das Artes com uma programação diversificada aberta a usuários e acompanhantes. Promovida pelo setor de Arte e Cultura, a iniciativa contou com aula aberta de teatro, oficina de brinquedos, exposição de instrumentos musicais, brincadeira musical e aula de dança.
Segundo a supervisora do setor, Denise Morais, a data “É uma oportunidade para celebrar a diversidade de expressões artísticas no Brasil e reconhecer seu papel como recurso essencial para estimular criatividade, autoestima e interação social”, avaliou a supervisora do setor Denise Morais. Já a professora de teatro Paula Barros destacou que, no CIIR, a prática artística vai além da técnica, funcionando como ponte para a inclusão social. “Cada exercício e cada encenação são adaptados às necessidades do público, criando um ambiente seguro para a expressão e o aprendizado”, afirmou. Ela acrescentou que celebrar as linguagens artísticas em um espaço de saúde para pessoas com deficiência evidencia o caráter inclusivo da arte, que valoriza a diversidade, promove saúde e desenvolve o ser de forma integrada.
Importância – Instituído em 1978, o Dia Nacional das Artes foi criado para reconhecer e valorizar o papel dos artistas e das diferentes manifestações culturais no país. No ambiente de saúde, ações como a do CIIR reforçam o poder da arte como aliada na reabilitação, ampliando as possibilidades de comunicação, socialização e bem-estar por meio de diferentes linguagens artísticas, alinhadas à Política Nacional de Humanização (PNH), que garante o direito de acesso à arte e à cultura.
O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.
(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).
