Delphina Aziz ultrapassa 2 milhões de exames realizados e projeta novo recorde até fim de 2025

O Hospital Delphina Aziz (Manaus / AM), 372 leitos, administrado desde 2019, alcançou um marco histórico na saúde pública do estado. Entre junho de 2024 e julho de 2025, o laboratório do hospital realizou 2.114.381 exames, consolidando-se como uma das principais potências em diagnóstico e assistência da Região Norte.

Somente no período de janeiro a julho de 2025, foram 1.093.184 exames realizados, refletindo o avanço na capacidade de atendimento e na eficiência dos serviços oferecidos à população.

“Os números apontam para uma tendência de crescimento: a estimativa é que até dezembro de 2025, o hospital supere em 100 mil exames o total alcançado em 2024”, destaca o diretor executivo Cristian Tassi.

Um dos grandes diferenciais do laboratório do Hospital Delphina Aziz é a realização, in loco, da dosagem dos imunossupressores tacrolimus, sirolimus e everolimus – medicamentos essenciais na prevenção da rejeição de órgãos transplantados. Esses exames verificam se a quantidade do remédio no sangue está adequada, evitando que esteja muito baixa (o que pode causar rejeição) ou excessiva (o que pode gerar efeitos adversos). O Delphina Aziz é o único hospital do estado do Amazonas a oferecer essa dosagem diretamente, fortalecendo ainda mais a segurança e a personalização do cuidado aos pacientes transplantados.

Esse desempenho é fruto de uma equipe comprometida com a ampliação do acesso à saúde, investimentos em infraestrutura, qualificação das equipes e modernização dos processos e equipamentos, com grande auxílio do Governo do Amazonas, na gestão de Wilson Lima. O resultado impacta diretamente na vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo diagnósticos mais rápidos e precisos, fundamentais para a condução dos tratamentos e a recuperação dos pacientes.

O CHZN — que compreende o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e a UPA Campos Salles — segue fortalecendo sua missão: ser referência em saúde pública com qualidade, inovação e humanização.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CHZN).