HMMSNG moderniza setor de raios-x com equipamento digital mais preciso e ágil

O Hospital e Maternidade Municipal N. Srª da Graça (São Francisco do Sul / SC), 37 leitos, administrado desde 2018, instalou um novo equipamento de raios-X, modelo VMI Apolo D, que substitui o anterior. A principal inovação está na tecnologia utilizada: enquanto o Multix B operava com CR (Computed Radiography), o novo Apolo D adota a tecnologia DR (Digital Direto), que oferece ganhos significativos na assistência ao paciente, no fluxo de trabalho e também na gestão hospitalar.

Entre os benefícios estão a maior agilidade no atendimento, já que o tempo de aquisição da imagem é reduzido; a melhoria da qualidade diagnóstica, com exames mais nítidos e precisos; e a redução da dose de radiação, garantindo mais segurança ao paciente, em conformidade com o princípio ALARA ( ‘As Low As Reasonably Achievable‘, ou ‘Tão Baixo Quanto Razoavelmente Alcançável’, na tradução em português).u

O equipamento também traz otimização operacional, eliminando etapas intermediárias, diminuindo o risco de retrabalho e permitindo a realização de um número maior de exames no mesmo período. Outro destaque é a integração digital completa com sistemas PACS, HIS e DICOM, assegurando alinhamento com padrões de acreditação hospitalar. Além da atualização tecnológica, o investimento representa economia no médio e longo prazo, uma vez que não há mais necessidade do uso de placas CR e as demandas de manutenção são reduzidas.

Com a instalação do VMI Apolo D, o HMMNSG reforça seu compromisso com a segurança do paciente, a eficiência dos processos e a qualidade da assistência prestada à população.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMMNSG).