O 1º Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), em Palmas (TO), com administração do INDSH, foi entregue à população pelo governo do Estado em 7 de outubro, em cerimônia conduzida pelo governador Laurez Moreira, com presença do diretor de Desenvolvimento e Controladoria Marcelo Andrade, diretores da unidade e autoridades locais.
Com investimento inicial de R$ 13 milhões, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), o Cetea inicia os atendimentos à população em 13 de outubro, oferecendo inicialmente 250 vagas, com possibilidade de ampliação. “Que aqui floresçam histórias de superação, conquistas e de amor”, enfatizou o governador Laurez Moreira.
No espaço, a população terá acesso adequado a terapias voltadas a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de dois anos de idade, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento biopsicossocial. O atendimento busca melhorar a qualidade de vida das crianças e de suas famílias, auxiliá-las no desenvolvimento de habilidades e participação em atividades de arte, cultura, esporte e lazer.
O Cetea contará com uma equipe multiprofissional formada por coordenador, supervisor de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), terapeutas ocupacionais (convencional e de integração sensorial), fonoaudiólogo, cuidador em saúde, assistente social, psicólogo clínico, enfermeiro, educador físico ou psicomotricista, pedagogo e responsável técnico. A equipe atuará de forma integrada para garantir um atendimento completo e individualizado.
Além do atendimento direto às famílias, o centro especializado também atuará na formação e na qualificação dos profissionais de saúde, ajudando a reduzir o estigma associado ao Transtorno do Espectro Autista, promovendo conscientização e compreensão sobre o tema. A iniciativa ainda fortalecerá os centros regionais de saúde do Estado, com a oferta de serviços especializados e capacitação contínua das equipes.
(Com informações do Governo do TO).
