HMUE promove capacitação em primeiros socorros para profissionais da rede pública de ensino de Ananindeua

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua / PA), 109 leitos, administrado desde 2021, promoveu em 22 de outubro atividade educativa sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros a 25 profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Álvaro Adolfo, localizada no município. A iniciativa faz parte das ações sociais extramuros, voltadas à prevenção e conscientização sobre acidentes de trabalho e traumas de diversas naturezas.

Os participantes receberam orientações práticas e teóricas, ministradas pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do hospital, composta por técnicos de segurança e bombeiros civis.

A ação integra o plano anual de ações do HMUE para promover saúde, segurança e cidadania por meio de atividades educativas, preventivas e de conscientização em diferentes espaços da sociedade.

Depoimentos

“É muito importante que tenha isso em todas as escolas. Ter pessoas capacitadas no momento de uma urgência, que possam socorrer uma criança, é de extrema importância. As instituições, em geral, devem sim promover ações como essa de primeiros socorros”. Cristiane Falcão – Professora de Educação Física.

“Essa ação foi fundamental para abrir nossos olhos e ampliar nossos conhecimentos. Através dela, percebemos a importância de ter palestras e treinamentos de primeiros socorros com nossos funcionários, garantindo mais preparo e segurança no ambiente de trabalho”. Carmem Lúcia Maranhão – Diretora da EMEF Sen. Álvaro Adolfo.

“O Metropolitano tem um compromisso que vai além dos muros do hospital. Nosso calendário de ações externas busca levar informação e capacitação a diferentes públicos, fortalecendo a cultura de segurança e prevenção de acidentes. Essas atividades contribuem diretamente para salvar vidas e criar ambientes mais preparados para agir em situações de emergência”. William Bendelak – Coordenador de Apoio do HMUE.

“O primeiro atendimento pode fazer toda a diferença. Quando uma pessoa está preparada para agir com calma e segurança, as chances de salvar uma vida aumentam significativamente. O objetivo dessas ações é justamente capacitar as pessoas para que saibam como reagir de forma correta diante de uma emergência”. Jonilson Matos – Bombeiro Civil e integrante do SESMT.

(Com informações da Ass. de Comunicação do HMUE).