
O Hospital Jean Bitar (Belém / PA), 70 leitos, administrado desde 2016, recebeu em dezembro uma moderna torre de vídeo endoscopia do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), favorecendo diagnósticos mais precisos e seguros ao paciente. A unidade é referência em atendimentos de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O HJB realiza exames como endoscopia digestiva alta, colonoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), atendendo tanto pacientes ambulatoriais quanto internados, com doenças do trato digestivo de origem infecciosa, inflamatória ou neoplásica. A unidade também acompanha pacientes em pré-cirurgia e pós-cirurgia bariátrica, para controle e tratamento de possíveis complicações.
Depoimentos – De acordo com o coordenador do setor, Erasmo Brancalhão, a tecnologia amplia a capacidade de identificação de lesões em estágios iniciais. “Com um equipamento mais moderno, poderemos identificar principalmente lesões precoces, neoplasias ou alterações tanto do trato digestivo alto quanto do trato digestivo baixo”, explica. “Isso favorece um diagnóstico com maior acurácia e melhores resultados para o paciente”, destacou o especialista.
O diretor executivo do Hospital Jean Bitar, Giovani Merenda, ressaltou a importância do investimento do Estado na qualificação da rede pública de saúde. “Agradecemos ao Governo do Pará e à Sespa por esse importante reforço tecnológico, que demonstra o compromisso com a melhoria contínua da assistência à população. Esse equipamento fortalece o trabalho das nossas equipes e amplia a segurança e a resolutividade dos atendimentos de nossos usuários”, afirmou.
Dados – De janeiro a novembro de 2025, o HJB já realizou 4.533 exames de endoscopia. Um dos pacientes atendidos recentemente foi Gerson Marinho, de 53 anos, porteiro e morador de Belém, que realizou uma colonoscopia pela primeira vez no hospital. “É a primeira vez que venho aqui, mas já percebi que o atendimento é diferenciado, tudo muito organizado e dentro dos padrões para tratar bem o paciente”, relatou.
Serviço – O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.
(Com informações de Marcelo Zeno da Ass. de Comunicação do HJB).
