HRPM promove ação do Janeiro Branco para reforçar saúde mental de pacientes de hemodiálise

O Hospital Regional Público do Marajó (Breves / PA), 70 leitos, administrado desde 2010, promoveu em 5 de janeiro ação alusiva à campanha Janeiro Branco, movimento nacional voltado à promoção da saúde mental, da escuta qualificada e do cuidado com as emoções. A atividade foi realizada com os usuários do Centro de Hemodiálise, que realizam terapia renal substitutiva na unidade.

A iniciativa teve caráter humanizado e educativo com o objetivo de levar a discussão sobre saúde emocional para além do consultório, integrando o cuidado psíquico à rotina hospitalar. Por meio de recursos visuais ilustrativos, rodas de conversa e momentos de diálogo aberto, a equipe de Psicologia promoveu reflexões sobre ansiedade, sofrimento psíquico, enfrentamento da doença crônica, vínculos familiares e estratégias de autocuidado.

Segundo o psicólogo responsável, Vinícius Vanzaler, o foco central foi sensibilizar os pacientes para a importância da saúde mental como parte indissociável da saúde integral, combatendo estigmas e incentivando a busca por apoio psicológico sempre que necessário. “A atuação multiprofissional e o uso de uma linguagem simples contribuíram para aproximar o tema da realidade dos usuários”, explicou. 

(Com informações da Ass. de Comunicação do HRPM).