A importância da Assistência Social em meio à pandemia da Covid em complexo hospitalar de Manaus

(17/2/2021) – Em meio ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a atuação dos Assistentes Sociais tem sido extremamente importante na assistência aos pacientes do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN).Esses profissionais têm a missão de acolher, orientar, avaliar e viabilizar as diversas situações dos pacientes.

De acordo com Francisca Souza, supervisora do Serviço Social do Hospital Delphina Aziz, atuar no hospital referência para tratamento da covid-19 é um grande desafio. “No início da pandemia todas as áreas tiveram que se adaptar. Com o serviço social não foi diferente. Estamos na linha de frente”.Francisca enfatiza que atuar nesse período de pandemia não desencorajou a equipe. Pelo contrário. “Mesmo com o receio do desconhecido naquele momento e o aumento da demanda de pacientes, tivemos que nos apropriar ainda mais da empatia.

A equipe multiprofissional teve que ficar mais próximo desses pacientes, principalmente desses que estavam sem acompanhantes. Isso fez com que tivéssemos forças e nos encorajava diariamente para que pudéssemos desempenhar nosso trabalho”.O Serviço Social do Complexo Hospitalar Zona Norte funciona 24h, nas duas unidades de saúde do complexo, com ações voltada a minimizar o impacto da crise na vida das pessoas, em especial as que estão em situação de vulnerabilidade social.

(Com informações da Ass. de Imprensa).