Alimentação servida no HGT é reconhecida nacionalmente pela sua qualidade

A oferta de cardápios equilibrados e saudáveis aos colaboradores, usuários e acompanhantes do Hospital Geral de Tailândia (HGT), que prioriza alimentos com valores nutricionais agregados e à preservação da  sustentabilidade na produção e destinação consciente dos resíduos orgânicos e sua segregação adequada foram alguns dos fatores decisivos para a conquista, pelo quarto ano consecutivo, da certificação do Green Kitchen.

O reconhecimento é concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente a restaurantes que aprimoram constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus usuários, sua região e seu ambiente social, baseado na ambientação natural, alimentação saudável e com sustentabilidade.

De acordo com a responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND),  nutricionista Aline Fiorese, a certificação é de grande importância para o serviço de alimentação oferecido em uma unidade hospitalar que atende 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Neste ano conseguimos aumentar a pontuação de 26 para 29 pontos, que  são contabilizados a partir de novas ações promovidas pelo SND, que são importantes para renovação e obtenção do selo”.

No HGT, o SND utiliza-se produtos industrializados de forma reduzida com a opção de um cardápio livre de frituras, justamente para não gerar o resíduo de óleo que é prejudicial ao meio ambiente, se o mesmo não houver uma destinação adequada. “Com essas melhorias conseguimos oferecer uma alimentação saudável e de qualidade aos nossos usuários, colaboradores e acompanhantes, e consequentemente promovendo um meio ambiente sustentável”, observou Aline Fiorese.

O Serviço de Dietética e Nutrição é responsável pelo atendimento dietoterápico do hospital. Ao dar entrada na internação, o paciente é encaminhado à equipe do SND para uma avaliação nutricional subjetiva global, por meio de entrevista individualizada e específica.

O Hospital de Tailândia ganhou o selo Green Kitchen pela primeira vez em 2016, e este mês, teve a renovação do certificado aprovada, com o aumento na pontuação de alguns itens. Isso significa que a cozinha do hospital está em constante melhoria para garantir a manutenção da qualidade na alimentação de seus pacientes, acompanhantes e colaboradores, assim como a adoção de práticas sustentáveis.

O HGT é uma unidade do governo do estado e 100% Sistema Único de Saúde (SUS), que presta assistência de baixa e média complexidade para uma população estimada em aproximadamente 300 mil habitantes.

Serviço: A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.