Anápolis: UPA cria projeto de mobilidade e fabrica as próprias cadeiras de rodas mais resistentes por R$ 600

A UPA Dr. Alair Mafra (Anápolis / GO) criou um projeto de mobilidade para fabricação das próprias cadeiras de rodas, para resolver a falta de equipamentos que não suportavam o peso de muitos pacientes. Após ver os equipamentos deteriorarem, a diretoria executiva da unidade decidiu criar uma versão mais resistente e econômica.

O projeto utiliza estruturas de ferro de bancos de ônibus urbanos. Com isso, a equipe de manutenção da UPA projetou cadeiras que suportam até 300 quilos e custam apenas R$ 600, uma fração do preço das cadeiras convencionais. Além da resistência, o projeto se destaca pela sustentabilidade.

“Além da durabilidade, a fabricação própria das cadeiras também reduz significativamente os custos e o impacto ambiental”, explica o diretor Sebastião Bismarques.

Missão cumprida – “Esse processo de engenharia inovadora garante que as cadeiras sejam praticamente indestrutíveis, atendendo às necessidades reais dos pacientes com sobrepeso”, garante Wesley Borges Pinto, líder da equipe de Manutenção da UPA.  

A UPA planeja fabricar ainda cadeiras de banho e macas, utilizando a mesma estrutura de ferro resistente. A produção inicial serve como teste, com a possibilidade de expansão conforme a demanda. “A iniciativa não apenas economiza recursos financeiros, mas também otimiza o tempo. A manutenção interna elimina a espera por aprovações burocráticas e compras externas, permitindo que a UPA responda rapidamente as necessidades dos pacientes”, conclui Bismarques.

(Com informações da Ass. de Comunicação da UPA Dr. Alair Mafra).