Assistência Multidisciplinar a Paciente Com Distúrbio de Peso Corpóreo em Hospital Público no Pará

Alexandra dos Santos do Carmo1, Adria Vanessa da Silva2, Giovani Luiz Padão Merenda3,Rafael Maia Sousa4,Lourival Freitas da Silva Netto5 ,Luciana Cristina Costa Gomes6,Erica Mariana Borges dos Reis 7.

Resumo

A obesidade mórbida se define pelo IMC ≥ 40kg/m e é responsável pelo aumento da morbidade, mortalidade e de custos dos cuidados de saúde, em adultos, está relacionada às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), as causas são multifatoriais, incluindo alimentação inadequada, gasto energético diminuído devido ao sedentarismo, além de fatores genéticos, metabólicos, endócrinos, psicológicos, sociais e culturais.

Objetivo do estudo: Relatar o caso de homem portador de obesidade mórbida e dispneia, que foi submetido a inserção de balão gástrico.

Método: As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário dos métodos diagnósticos, aos quais o paciente foi submetido e revisão da literatura.

Achados/resultados: paciente obeso mórbido desenvolveu dispneia crônica há cerca de 15 anos, evoluindo com limitação de mobilidade. Procurou atendimento na unidade de urgência e emergência, sendo diagnosticado com pneumonia e internado para estabilização clínica, fez uso de ceftriaxona e suplementação de oxigênio. Foi transferido para hospital público de referência no Pará para tratamento de obesidade, apresentando sintomas respiratórios e mobilidade restrita.

Exame físico regular estado geral, consciente e orientado, acianótico e anictérico, extremidades membros inferiores: edema bilateral simétrico, palpação indolor de panturrilhas, com presença de lesão hipercrômia-eritematosa em terço inferior, dermatite e fissuras locais, pulsos de difícil avaliação, com peso estimado de 230kg (IMC: 67,2).

Conclusão: Paciente obeso mórbido com quadro de Pneumonia, internado em hospital público de referência no Pará, com suporte de equipe multidisciplinar do Programa Obesidade Zero, apresentou redução de peso através de dieta e terapia medicamentosa, quando o peso estava compensado foi realizado a inserção do balão intragástico, com perda de peso de aproximadamente 60 kg (IMC 49,67), em 45 dias. Após 28 dias, em acompanhamento ambulatorial, a aferição de peso de 159,100kg (IMC 46,8). Aguarda atingir IMC ideal para a cirurgia bariátrica (35 a 40).

Palavras-chave: obesidade, obesidade mórbida, saúde do homem.

  • 1Gerente Assistencial  (Hospital Jean Bitar – INDSH).
  • 2Enfermeira Núcleo de Epidemiologia (Hospital Jean Bitar – – INDSH).
  • 3Diretor Executivo (Hospital Jean Bitar – INDSH)
  • 4 Diretor Técnico (Hospital Jean Bitar – INDSH).
  • 5 Coordenador de enfermagem Unidade de Internação (Hospital Jean Bitar – INDSH).
  • 6 Coordenador de enfermagem Centro Cirúrgico (Hospital Jean Bitar – INDSH).
  • 7 Coordenador de enfermagem Unidade de Terapia Intensiva (Hospital Jean Bitar – INDSH).