Barcarena: UPA passa a ofertar serviço inédito de Odontologia na urgência e emergência

A Unidade de Pronto Atendimento de Barcarena (PA), administrada desde 2025, conta, a partir de agora, com um serviço inédito de Odontologia voltado para atendimentos de urgência e emergência. A iniciativa fortalece a rede municipal de saúde e amplia o cuidado integral aos pacientes do município que necessitam de assistência odontológica imediata.

O serviço funcionará como um atendimento intermediário, entre o básico e avançado, destinado a pacientes que chegam à unidade com dores intensas ou necessidade de procedimentos como extrações e tratamentos específicos em situação de urgência. Nesses casos, a equipe realizará o primeiro manejo clínico, incluindo curativos e controle da dor, garantindo estabilização até que o paciente possa ser encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para continuidade do tratamento, que também pertence à rede de saúde pública municipal.

Os atendimentos odontológicos ocorrerão das 7h às 19h, de segunda a domingo, garantindo assistência diária à população. A expectativa é que sejam realizados, em média, 100 atendimentos por mês, ampliando significativamente a capacidade de resposta da rede municipal nas demandas de urgência em saúde bucal.

Além da demanda espontânea, o serviço também atenderá pacientes triados e encaminhados pelas unidades do complexo de saúde do município, como o Hospital e Maternidade Dr. Afonso Neves (HMARAN) e o Hospital Municipal Wandick Gutierrez, o Complexo Municipal de Saúde Raimundo Santana Ribeiro, todas unidades também gerenciadas pelo INDSH, em parceria com a prefeitura de Barcarena.

Dessa forma, a rede municipal passa a atuar de forma integrada, assegurando que os casos de urgência odontológica recebam assistência adequada no ponto certo de atendimento. Outro diferencial é o acompanhamento de pacientes mais graves em intubação orotraqueal, por exemplo, com atuação dos odontólogos na prevenção de infecções, contribuindo para a segurança e recuperação clínica.

“A implantação do serviço é extremamente positiva para o município”, explicou a coordenadora da unidade, Thainara Bastos. “Com a oferta na UPA de segunda a domingo, ampliamos o acesso e garantimos assistência no final de semana, quando muitos pacientes enfrentam dores intensas e não têm onde buscar atendimento”, destacou.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da UPA Barcarena).