Boxe adaptado potencializa a reabilitação de pessoas com deficiência no CIIR

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém/PA) está utilizando a prática do boxe como aliado terapêutico e de inclusão social para as Pessoas com Deficiência (PcD) assistidas pela instituição. 

Com essa inovação, o Centro vem apostando na estrutura e tecnologia instaladas em seu ambiente com destaque para projetos e espaços como a Mecanoterapia, situadas no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), setor que conduz este esporte adaptado. 

Segundo o educador físico e condutor da atividade, Reinaldo Costa, a prática “agrega valores como a qualidade de vida, melhora o equilíbrio, o tempo de reação, principalmente, de pessoas com diagnóstico de paralisia cerebral”. 

Em se tratando de uma lesão cerebral, o educador físico ressalta que o boxe adaptado “também trabalha o tônus muscular, caprichando o equilíbrio para que o usuário tenha uma funcionabilidade melhor no dia a dia”.

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59. 

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).