Campanhas de doação de sangue do CIIR e HMUE garantem benefício a mais de 1.200 pacientes de hospitais do PA

Campanhas solidárias com voluntários do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém/PA) e do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (Ananindeua/PA), promovidas esta semana em parceria com a Fundação Hemopa, obtiveram mais de 330 bolsas de sangue a pacientes internados em hospitais do Pará. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma única doação tem potencial de ajudar a salvar a vida de até quatro pessoas.

No HMUE, a campanha ‘Seja Herói de Alguém, Doe Sangue’ durou dois dias. Já no CIIR, foi promovida uma Caravana Solidária que levou cerca de 500 profissionais da unidade ao local de doação.

Dados – Atualmente, segundo o Ministério da Saúde (MS), são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue; 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para potencializar aumentando positivamente os números, a pasta reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável). Paralelamente, elevou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue, no País

(Com informações das Ass. de Comunicação do CIIR e HMUE).