Centro Cirúrgico do Delphina Aziz continua atuante na pandemia, no atendimento e na recuperação de pacientes com covid

(26/4/2021) – O Centro Cirúrgico do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz (Manaus/AM) manteve funcionamento normal, mesmo durante a pandemia de covid que acometeu o estado do Amazonas. O centro funciona com três salas, equipadas para cirurgia geral, torácica e serviços de exames de imagem. O hospital é referência para pacientes de covid e o CC, além de atender as demandas de traqueostomia também realiza procedimentos em pacientes internados que precisam de intervenção de cirurgia geral, como uma laparotomia, por exemplo.

O hospital possui também equipe de cirurgia torácica, responsável pelas demandas de broncoscopia e intervenções de cirurgias abertas dependendo da realidade dos pacientes acometidos pela covid. São, na maioria, pacientes que precisam de intubação, que estão com comprometimento respiratório, comprometimento na caixa torácica e necessitam fazer uma drenagem de tórax. O Centro Cirúrgico atende ainda, as demandas do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), com pacientes que necessitam de exames como endoscopia.

Na avaliação coordenadora do Centro Cirúrgico, Ionne Pena, o funcionamento da cirurgia no hospital é de vital importância por conta das demandas pontuais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Uma das demandas mais pontuais que atendemos são as traqueostomias, por conta dos 180 de leitos de UTI que dispomos no hospital”. Ela enfatiza que além desses procedimentos, o Centro Cirúrgico também atende as urgências e emergências situacionais por clínica. “Independentemente da condição eletiva interna, o Centro Cirúrgico não para, devido a necessidade dos nossos pacientes internados”, afirma.