Cetea / CIIR promove ação de cuidado e reflexão emocional para familiares de pessoas com TEA

O Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Belém / PA), unidade do CIIR promoveu em novembro atividade especial a familiares e cuidadores de pessoas com TEA. A ação integra o Programa de Atenção ao Cuidador (Proac) e buscou ‘estimular a autoexpressão e o reconhecimento dos próprios sentimentos, fortalecendo a saúde emocional de quem cuida’, segundo o centro.

A terapeuta ocupacional Thays Melo, conduziu a atividade, e explica que o encontro faz parte de uma linha de ações conjuntas entre Terapia Ocupacional, Psicologia, Educação Física e Enfermagem, voltadas para o autocuidado, utilizando atividades expressivas, como o uso de mandalas. Nesta atividade, por exemplo, os participantes foram convidados a realizar inicialmente um momento de relaxamento guiado e em seguida, puderam se expressar por meio do uso terapêutico das mandalas, com a pintura, em uma dinâmica onde cada cor representou um sentimento.

“A gente trabalha temas sobre qualidade de vida, trazendo debates sobre emoções e saúde mental. O objetivo dessa atividade foi justamente fazer com que os pais e responsáveis conseguissem identificar em si sentimentos que fazem parte de sua trajetória e quais destes sentimentos ecoaram durante a última semana. Então, eles engajaram na pintura e foram identificando o que veio à tona. Tivemos um resultado bem positivo”, destacou Thays.

Durante o encontro, cerca de 100 pessoas participaram das atividades, realizadas nos turnos da manhã e da tarde, durante uma semana. Entre os relatos emocionados, o destaque foi o sentimento de alívio e gratidão por um espaço que acolhe também quem cuida.

O Proac é um programa realizado pelo Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), por meio do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) e o Cetea. Segundo a coordenadora Assistencial do Cetea, Sâmilly Batista, o programa é dividido em dois momentos principais: o “Treino Parental”, voltado ao fortalecimento das estratégias de intervenção e cuidado em casa, e o “Cuida Cetea”, que oferece espaço de acolhimento, de bem-estar e de lazer.

(Com informações da Ass. Comunicação do CIIR / CETEA).