CETEA-TO: abertura oficial dos serviços em 2026 conta com participação do CIIR e de governador do Tocantins

O Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista do Tocantins (Palmas/TO), administrado desde 2025, foi cenário, em 5 de fevereiro, do evento de abertura oficial dos serviços para 2026. O evento contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, do deputado estadual Léo Barbosa (Rep-TO), além do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, e outras autoridades. A diretora executiva do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), Rejane Xavier, participou representando o presidente do INDSH, José Carlos Rizoli.

De acordo com dados da unidade, os atendimentos passaram de 137 em outubro de 2025, para 1.157 em janeiro deste ano, enquanto o número de sessões realizadas saltou de 379 para 1.410 no mesmo período. Já o total de reabilitandos acompanhados evoluiu de 61 para 113, reforçando a ampliação da capacidade assistencial.

Durante a visita, o chefe do Executivo do TO anunciou que pretende estender o modelo do Cetea para outros municípios tocantinenses. “Aqui é um ambiente para cuidar de pessoas que precisam de atenção. Eu fico feliz em poder oferecer esse serviço às famílias palmenses”, salientou.

O diretor-executivo do Cetea-TO, Leisson Pinheiro, enfatizou o avanço expressivo da unidade e a qualificação da equipe. “Trata-se de um crescimento exponencial que evidencia não apenas a consolidação do serviço, mas também a confiança das famílias, a qualidade dos cuidados ofertados e a robusta capacidade operacional da equipe multiprofissional, sempre alinhada às boas práticas e ao cuidado centrado na pessoa. É importante destacar que o Cetea conta com uma estrutura física moderna, reconhecida como uma das melhores do Brasil”, evidenciou.

O Cetea-TO é uma unidade pública especializada no atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de dois anos de idade, ofertando assistência multiprofissional pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com acompanhamento terapêutico, orientação às famílias e plano terapêutico individualizado.

Parceria – A presença institucional do CIIR evidencia a parceria construída ao longo dos últimos anos entre o Centro e gestores da saúde do Tocantins. Desde 2022, uma comitiva formada por parlamentares e representantes da Secretaria de Saúde do Estado realizou visitas técnicas ao CIIR e ao Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), no Pará, para conhecer a estrutura física, a organização assistencial e os fluxos de atendimento adotados pela unidade.

Posteriormente, equipes também realizaram agendas técnicas no Tocantins, contribuindo para a implantação do Cetea-TO e para a estruturação da proposta assistencial voltada ao atendimento especializado de pessoas com TEA.

(Com informações das Ass. de Comunicação CETEA-TO / CIIR).