CHC, em Capanema, continua avançando e realiza cirurgia ortopédica inédita na unidade

O Complexo Hospitalar dos Caetés (Capanema / PA), formado pelo Hospital Regional dos Caetés e Policlínica, realizou esta semana cirurgia de alta complexidade inédita na unidade: ‘regularização de coto de amputação traumática em nível supracondilar do fêmur’, em paciente de acidente de trânsito. A cirurgia, que foi bem-sucedida, evitou a ida do paciente para Belém (a 164 km), com ganho de tempo primordial nesses casos, explicou o coordenador de Urgência, Antônio Monteiro.

Monteiro: Tempo e estrutura para atender esse tipo de caso são primordiais.

No início do mês, os profissionais da unidade já havia realizado as primeiras cirurgias buco-maxilo-facial e de videoartroscopia da unidade.

Antônio Monteiro reforçou a importância da assistência, especialmente, em pacientes em estado grave. “O tempo para atender esses tipos de casos é primordial. É preciso ter um suporte próximo, pois exige um cuidado multidisciplinar da equipe de Clínica, Cirurgia Geral e ortopedia. E isso tudo temos aqui no HRPC”.

Segundo o coordenador do SAMU de Capanema, Hélio Cabral, a população da região pode contar com esse tipo de atendimento de alta complexidade. “Essas transferências, que antes eram feitas para Belém, agora podem ser feitas aqui”.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CHC).