CHZN: cinco anos de transformação e sucesso em benefício do paciente do AM

Desde 2019, O INDSH é responsável por toda gestão assistencial do Complexo Hospitalar Zona Norte (Manaus / AM), integrado pelo Hospital Delphina Aziz e pela UPA Campos Salles, com um balanço de transformações e conquistas. O INDSH aprimorou os serviços, implementou novos protocolos e permitiu aumentar a capacidade de atendimento nas unidades.

Pertencentes à rede pública do estado do Amazonas, uma das principais realizações foi a modernização e expansão das instalações e serviços. O Hospital Delphina funciona com sua capacidade máxima e a UPA passou por uma revitalização, garantindo ambiente mais seguro e confortável para pacientes e profissionais.

Em 2023 a unidade reafirmou seu compromisso com a segurança do paciente ao conquistar a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), dos principais selos de segurança da Saúde no país. Também foi iniciado atendimento de alta complexidade, realizando implante coclear, transplante renal e cirurgia de reconstrução de mama. No primeiro trimestre de 2024, a unidade iniciou o mutirão de cirurgias em especialidades como oftalmologia, ginecologia, mastologia e proctologia, realizando mais de sete mil cirurgias durante esse período.

Em 2020, o Hospital Delphina Aziz tornou-se referência no enfrentamento da covid-19, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo Ministério da Saúde.

A UPA Campos Salles, uma das mais importantes unidades em atendimento de urgência e emergência da capital amazonense, realiza mais de 10 mil atendimentos por mês. A unidade está integrada em projetos nacionais em parceria com o Hospital do Sírio Libanês e Hcor. Em 2023, a unidade foi convidada a participar do projeto de pesquisa da Oropouche no Amazonas. Atualmente está em processo para alcançar a certificação QMENTUM Internacional.

Depoimentos

“Almejamos que essa parceria continue beneficiando, principalmente, a população amazonense, que atualmente enxerga nas unidades uma nova referência de saúde para a região”, afirma o diretor executivo do CHZN, Anderson Barros.

“Não existe resultado sem parceria”, explica José Luiz Gasparini, diretor operacional do INDSH. “O Governo do Estado e a Secretaria de Saúde confiaram no nosso trabalho e o resultado não poderia ser diferente. São cinco anos de muitos desafios, com foco sempre na entrega de serviços de excelência em saúde, priorizando o atendimento humanizado e colocando sempre à frente o respeito à vida”, pontua.

“É um magnífico exemplo de profissionalismo e espírito de dedicação ao seu ofício”, celebra José Carlos Rizoli, presidente executivo do INDSH. “Vimos isso, em especial, durante a pandemia de Covid, mas, mesmo depois, a evolução do CHZN continua evidente e cada vez mais aplaudida e reconhecida pela população e autoridades públicas”. 

(Com informações da Ass. de Comunicação do CHZN).