O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA), administrado desde 2018, abriu inscrições para capacitação em Transtorno do Espectro Autista (TEA), destinado a servidores públicos estaduais e municipais do PA. A formação será realizada presencialmente no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), que integra o complexo de saúde do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, entre os dias 23 e 27 de junho. O Cetea é o primeiro centro de capacitação de profissionais do Brasil para a assistência a pessoas com TEA.
O curso ‘Vigiar é Preciso: A Importância da Vigilância do Desenvolvimento Infantil no Transtorno do Espectro Autista’ integra o 1º Eixo Formativo da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará ‘Dr. Manuel Ayres’ (ETSUS/PA), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e é destinado exclusivamente a servidores da saúde que atuam no SUS, especialmente aqueles dos 144 municípios das 12 Regiões de Integração do estado do Pará.
Com carga horária de 50 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas, o curso visa qualificar profissionais para a identificação precoce e o acompanhamento sistemático do desenvolvimento infantil de crianças com autismo.Ao todo, serão ofertadas sete turmas ao longo do segundo semestre, com 20 vagas cada, totalizando 140 profissionais capacitados. Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da ETSUS: www.saude.pa.gov.br/rede-sespa/etsus.
(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR / Cetea).
