CIIR adere ao ‘Dia Roxo’ e enfatiza conscientização sobre Epilepsia

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém/PA) aderiu às comemorações pelo Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia (26), denominado de ‘Dia Roxo’. A data destaca a importância de enfatizar para a sociedade informações e serviços de saúde pública sobre a doença neurológica crônica que provoca crises convulsivas repetidas e que podem se repetir. O CIIR garante acompanhamento de uma forma global.

No CIIR, a Epilepsia é abordada de duas maneiras principais. Um deles  é o diagnóstico e, a outra, o tratamento de manutenção. “Além do neuropediatra, podem estar aptos a avaliar inicialmente tanto o clínico geral, quanto o pediatra. Os especialistas são mais necessários quando as crises são mais complexas”, explica a médica Letícia Shibata. 

A médica observa ainda que existem aqueles indivíduos que têm outras condições associadas, como doenças genéticas, paralisia cerebral ou que já sofreram algum tipo de acidente e, como consequência, desenvolveram Epilepsia. Para estes, é necessário também o acompanhamento da equipe multiprofissional. 

Além do acompanhamento com a equipe médica ambulatorial, existe o Time de Resposta Rápida (TRR),  composta por médico e equipe multidisciplinar treinados para intervir em caso de crises convulsivas que aconteçam como emergência dentro do espaço físico da instituição

Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com Deficiência (PCDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).