CIIR: Carnaval inclusivo reforça alegria e música como recurso terapêutico

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém/PA), administrado desde 2018, iniciou em 12 de fevereiro o CarnaCIIR, com cores, música e animação, coordenada pelo setor de Arte e Cultura. A iniciativa, voltada a usuários em atendimento, acompanhantes e colaboradores, utiliza a cultura como recurso terapêutico para promover inclusão social, bem-estar emocional e fortalecer a continuidade do tratamento de forma lúdica.

A programação começou nas recepções, onde profissionais convidaram o público a participar do cortejo pelas dependências da instituição. O baile reuniu o público no hall do bloco C e virou palco para apresentações musical e cênica.

“Muitas vezes, o Carnaval de rua é inacessível devido a barreiras arquitetônicas, multidões e falta de banheiros adaptados. A atividade aqui garante o direito ao lazer e à cultura em um ambiente controlado e seguro”, destacou a supervisora do setor, Denise Morais. Para ela, a ação também estimula diferentes sentidos e assegura o acesso à cidadania cultural.

Programação continua – Em 13 de fevereiro, acontece uma oficina de adereços na Biblioteca Inclusiva do CIIR. A atividade será conduzida pelo professor de Artes Visuais Eduardo Oliveira e é voltada para usuários, acompanhantes e colaboradores. No dia 16, o cortejo chega ao Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea). O público será convidado nas recepções da unidade para participar da atividade sociocultural no pátio da unidade, a partir das 10h.

Referência no atendimento a PcD – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade à Pessoa com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).