CIIR celebra Dia Mundial do Braille com debate sobre inclusão social e escolar do deficiente visual

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) promoveu em 6 de janeiro ação de educação em saúde pelo Dia Mundial do Braille (4/1), reunindo profissionais, usuários e acompanhantes. A programação incluiu uma roda de conversa sobre o tema ‘Código Braille no Contexto da Inclusão Social e Escolar das Pessoas com Deficiência Visual’.

A Biblioteca Inclusiva do CIIR conta com mais de 150 exemplares em Braille. Em 2024, a equipe multiprofissional do centro garantiu cerca de 360 atendimentos na especialidade de oftalmologia e quase 1.950 atendimentos em reabilitação visual.

O evento foi mediado pela bibliotecária Andreza Leão, da Biblioteca Inclusiva do CIIR, e contou com a participação dos facilitadores Dailton Conceição, profissional do Setor de Braille da Fundação Cultural do Pará (FCP); Ronaldo de Carvalho, professor no Setor de Alfa Braille (alfabetização com Braille) da Escola para Deficientes Visuais “José Álvares de Azevedo”, e Lourival Nascimento, que atua na mesma escola como professor na Educação Especial de Pessoas com Cegueira.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).