CIIR incentiva esportes adaptados para PcD e junto com governo do PA muda a realidade de pacientes

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA), administrado desde 2018, e o Governo do Pará, possuem programas específicos de incentivo à prática de esportes adaptados para Pessoas com Defiência (PcD) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Natação, vôlei de piscina, judô, bocha e basquete estão entre as modalidades esportivas adaptadas disponíveis e conduzidas por profissionais do CIIR a fim de fortalecer a reabilitação. O centro é referência no Pará em assistência de média e alta complexidade para pessoas com deficiência visual, física, auditiva e intelectual.

“Contamos com uma equipe multidisciplinar, com apoio dos setores de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, musicoterapia e hidroterapia, para garantir mais saúde e qualidade de vida aos nossos usuários”, explica enfermeira Mônica Santiago. “Eles (os pacientes) têm um sentimento de pertencimento com os vínculos formados no CIIR, e são estimulados a realizar, cada vez mais, as atividades do cotidiano”.

Danilo Rodrigues, profissional de Educação Física, explica que cada usuário passa por avaliação para entender as demandas de forma personalizada e, a partir deste processo, há uma seleção entre as modalidades de acordo com a particularidade de cada um. “Nosso principal objetivo no Centro é melhorar a capacidade funcional dos nossos usuários, e o esporte adaptado ajuda nesse processo de reabilitação. Contamos com um espaço bem estruturado, e buscamos trabalhar de forma lúdica para proporcionar ganhos ao corpo e à mente deles”, enfatiza.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CIIR).