CIIR é primeiro centro de reabilitação do Norte/Nordeste a conquistar Acreditação Internacional Diamante

(25/2/2021) – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém/PA) acaba de obter a Certificação Qmentum International IQG, selo Acreditado Diamante, que coloca o centro como o primeiro da região Norte/Nordeste, e uma das poucas no Brasil, a conquistar esse nível de excelência de gestão.

O Qmentum internacional, surgida no Canadá, é considerada uma das mais importantes metodologias na área de Acreditação Hospitalar, com padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde. A metodologia é aplicada no Brasil pela acreditadora IQG por meio de uma joint-venture com o Health Standards Organization (HSO).

A Acreditação Internacional Qmentum IQG avalia a excelência organizacional a partir de nove dimensões da saúde: Segurança no cuidado; planejamento do cuidado alinhado ao perfil da população atendida; gestão de acesso; segurança dos colaboradores; colocar o usuário e familiares no centro do cuidado; cuidado coordenado; impacto na população atendida; melhor utilização dos recursos; e resultado de saúde pelo custo.

O projeto foi iniciado há cerca de dois anos e impactou diretamente na excelência da assistência às Pessoas com Deficiência (PcD). Para Paola Reyes, diretora executiva do CIIR, “O impacto na estratégia de melhoria, auxilia reduzindo desperdícios, melhorando a efetividade operacional, a satisfação dos usuários e profissionais, resultando de maneira positiva na gestão dos custos”.