CIIR em caravana: projeto ‘Saúde Por Todo o Pará’ já realizou mais de 10 mil atendimentos no Marajó

(24/08/21) – Mais de 10 mil atendimentos já foram realizados pela equipe do projeto ‘Saúde Por Todo o Pará’ que percorre 16 municípios da região do Marajó (PA). Uma equipe do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) integra o projeto itinerante, atuando para avaliar malformações em crianças e a necessidade de cirurgia ortopédica do CIIR. 

“Até agora, a equipe está sendo muito bem recebida nos municípios e contamos com o apoio fundamental das prefeituras em todas as ações”, avalia David Aires, coordenador da ação Marajó II. 

Durante as ações, equipes da Secretária Estadual de Saúde do Pará visitam as unidades básicas de saúde e hospitais municipais para realizar um levantamento técnico sobre a situação dos locais. Em parceria com as prefeituras, a secretaria avalia como pode trabalhar para melhorar os serviços de atenção básica de saúde às mães e crianças do Marajó.

O projeto ‘Saúde Por Todo o Pará’ tem como objetivo promover o ‘Pacto pela Redução da Mortalidade Materna’, por meio de serviços diferenciados de saúde à população do arquipélago. Ao todo são 100 profissionais envolvidos na ação, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, psicólogos e pessoal de apoio, que oferecem uma série de serviços, entre consultas médicas, emissão de passe livre, entrega de kits de higiene bucal, palestras, além da entrega de cadeiras de rodas à Pessoas com Deficiência (PcD).