CIIR entrega equipamentos para PcD produzidos em oficina própria em mutirão organizado pelo governo do Pará

CIIR entrega equipamentos para PcD produzidos em oficina própria em mutirão organizado pelo governo do Pará

(11/1/2021) – O Governo do Pará organizou no dia 9 um mutirão no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém/PA) para entrega de 72 equipamentos (37 órteses e 35 meios auxiliares de locomoção) produzidos pela oficina do centro, a cerca de 50 Pessoas com Deficiência (PcD), atendidas pela equipe multiprofissional do CIIR em tratamentos de recuperação. Em 2019, a oficina produziu 519 itens, dos quais 461 órteses e 58 próteses. Em 2020, mesmo com a pandemia, a produção foi maior: 1.099 órteses e 38 próteses, somando 1.137 itens.

A ação descentralizou os atendimentos durante a semana para acelerar essas entregas e evitar o déficit da distribuição desses equipamentos aos usuários, por causa da pandemia de Covid-19.

“Foram entregues cadeiras de rodas, de banho, andadores, bengalas, órtese  suropodálicas (pés e tornozelos), palmilhas, coletes e talas extensoras”, explicou a Supervisora da Oficina de Prótese e Órtese, Tatiana Rocha Silva.

Universitário, Odiney Cunha, 24 anos, recebeu uma órtese na perna esquerda. “Em 12 anos  eu tive que comprar duas órteses. E hoje, graças a Deus e ao CIIR, estou recebendo a primeira órtese do SUS. Espero que seja a primeira de muitas, porque, no meu caso, tenho que trocar periodicamente, para suprir as minhas necessidades que vão surgindo”.

Referência estadual na assistência de média e alta complexidade às pessoas com deficiência, de todas as faixas etárias, o CIIR garante assistência à saúde por meio da reabilitação física, auditiva, intelectual, visual e múltiplas deficiências, com cuidado centrado no paciente.