CIIR entrega equipamentos para PcD produzidos em oficina própria em mutirão organizado pelo governo do Pará

(11/1/2021) – O Governo do Pará organizou no dia 9 um mutirão no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém/PA) para entrega de 72 equipamentos (37 órteses e 35 meios auxiliares de locomoção) produzidos pela oficina do centro, a cerca de 50 Pessoas com Deficiência (PcD), atendidas pela equipe multiprofissional do CIIR em tratamentos de recuperação. Em 2019, a oficina produziu 519 itens, dos quais 461 órteses e 58 próteses. Em 2020, mesmo com a pandemia, a produção foi maior: 1.099 órteses e 38 próteses, somando 1.137 itens.

A ação descentralizou os atendimentos durante a semana para acelerar essas entregas e evitar o déficit da distribuição desses equipamentos aos usuários, por causa da pandemia de Covid-19.

“Foram entregues cadeiras de rodas, de banho, andadores, bengalas, órtese  suropodálicas (pés e tornozelos), palmilhas, coletes e talas extensoras”, explicou a Supervisora da Oficina de Prótese e Órtese, Tatiana Rocha Silva.

Universitário, Odiney Cunha, 24 anos, recebeu uma órtese na perna esquerda. “Em 12 anos  eu tive que comprar duas órteses. E hoje, graças a Deus e ao CIIR, estou recebendo a primeira órtese do SUS. Espero que seja a primeira de muitas, porque, no meu caso, tenho que trocar periodicamente, para suprir as minhas necessidades que vão surgindo”.

Referência estadual na assistência de média e alta complexidade às pessoas com deficiência, de todas as faixas etárias, o CIIR garante assistência à saúde por meio da reabilitação física, auditiva, intelectual, visual e múltiplas deficiências, com cuidado centrado no paciente.