CIIR inicia Semana Nacional do PCD com caminhada, esporte, oficina e arte

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) abriu no dia 21 de agosto as ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada até o dia 28 deste mês. A programação tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas e promover a inclusão social combatendo o preconceito. 

A semana, cujo tema é ‘Conectar e Somar Para Construir Inclusão’, começou com uma caminhada simbólica pelas dependências da instituição, com a participação de usuários, acompanhantes e profissionais. Logo após, foi realizada Oficina de Pintura ao ar livre, na orla do CIIR. Além disso, até o fim desta semana, haverá atividades esportivas adaptadas como a canoagem, vôlei, polo aquático, natação e basquete.

Paralelamente, a programação conta com rodas de conversas para explorar temas destacando o bem-estar da PcD, como o desta segunda-feira, que trouxe ao bate-papo, a prevenção de lesão associada ao uso de órteses, próteses e cadeiras de rodas, tendo como facilitadora a enfermeira Cristina Góes, enfermeira do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). Na próxima sexta-feira (25), às 15h, a programação será encerrada com a apresentação musical de usuários que fazem parte da Oficina de Música do CIIR, conduzida pelo setor de Arte e Cultura.

Para a diretora Executiva da instituição, Rejane Xavier, o evento é de extrema relevância, tendo em vista a oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a Deficiência Intelectual e Múltipla, fortalecendo a inclusão no seu contexto social. “É relevante destacar a força comunicativa do tema, pois a conexão entre usuários, familiares, sociedade e profissionais envolvidos nesse cuidado, proporciona a construção da inclusão, ajuda a promover as discussões de políticas públicas mais consistentes em prol de novas perspectivas às pessoas com deficiências”.

Suporte – Além de proporcionar terapias para a reabilitação de Pessoas com Deficiência (PcD’s), o CIIR garante também suporte com acompanhamento nutricional ao usuário com a oferta de consultas com o profissional nutricionista visando manter a vida saudável evitando prejuízos à saúde de forma geral. 

Ainda, o Centro de Reabilitação oferta com exclusividade às PcD’s, em seu Centro Especializado em Odontologia (CEO), diversos procedimentos bucais com destaque ao tratamento endodôntico. 

Em 2023, de janeiro a julho, o CIIR já conduziu 3.491 atendimentos nas duas especialidades.  

Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).