CIIR participa de expedição para entrega de cadeiras de rodas a indígenas com deficiência

O Centro de Integração de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) está participando da expedição ‘Saúde Por Todo o Pará’, promovido pelo Governo do Pará, para entrega de cadeiras de rodas a mais de 20 aldeias da região de Altamira, na região oeste do Estado.

A iniciativa, que inclui atendimento médico às aldeias, começou esta semana com a entrega de cinco cadeiras de rodas adultas e duas infantis entregues pelo governo ao Distrito Sanitário Indígena (DSEI) local, para as etnias Xikrin do Bacajá, Juruna e Arara.

A ação, que contará com alunos da Universidade Federal do Pará, irá até 23 de outubro.

Outros serviços

Além da entrega, serão ofertados serviços de atendimento com clínico geral, ginecologista, avaliação e aconselhamento nutricional, testes da orelhinha e da linguinha, avaliação de desenvolvimento infantil, saúde bucal, vacinas, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, orientações de saúde da mulher, criança e homem, além dos serviços da regulação.

“A nossa expectativa é atender todos os indígenas dos povos Xikrin do Bacajá, Juruna e Arara, que, de fato, estejam precisando. O Governo do Estado é parceiro dos quatro DSEIs paraenses (Kaiapó, Altamira, Rio Tapajós e Gua-Toc) e consegue dialogar com a saúde indígena, contando com profissionais qualificados para esse atendimento”, ressalta Putira Sacuena, coordenadora do DSEI Altamira.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do CIIR).