CIIR participa de treinamento ‘Erradicando o Pé Torto’ e ortopedistas atendem 20 crianças

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) foi incluído no treinamento ‘Erradicando o Pé Torto no Brasil’, do Rotary Internacional em parceria com a Ponseti Brasil. No dia 17, uma equipe de 25 ortopedistas, entre médicos do centro e residentes, supervisionados pelo ortopedista do CIIR, Raul Cruz Boettger, fez cirurgias em cerca de 20 crianças com o problema, utilizando o método aprendido. O treinamento deve qualificar o CIIR como referência internacional no tratamento da deformidade.

Ao supervisionar a ação médica, o ortopedista do Centro Integrado, Raul Cruz Boettger, informou que cerca de 25 profissionais, entre médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) e residentes, participaram da ação de educação em saúde. “Isso não foi um mutirão. Foi treinamento de mentoria com aplicação prática do Método Ponseti, primeiramente em modelos ósseos e plásticos, e depois no atendimento a pacientes com pé torto congênito, além de discussão de casos”.

O profissional explicou ainda que foi realizado também alinhamento de condutas, e enfatizada a importância do registro dos pacientes no ICR (International Clubfoot Registry), uma base de dados internacional que permite observar a evolução do programa em todo o Norte do País.

CIIR: grupo de 25 ortopedistas do SUS e residentes foram responsáveis pelos procedimentos.

Raul Boettger informou que o método Ponseti inclui todas as fases do tratamento do pé torto congênito, que começa com o aconselhamento e consulta. Logo após, vem a fase de correção das deformidades com manipulação e gessos confeccionados de foram específica, que são trocados semanalmente. “Depois realizamos um pequeno procedimento cirúrgico, mais gesso para criança passar usar órteses de abdução, produzido na Oficina do CIIR, que a criança usa até pouco mais dos quatro anos de idade. Então o método consiste em: aconselhamento familiar, na forma do gesso, técnica do procedimento cirúrgico e no ajuste e forma de usar a órtese”.

O que é

O pé torto congênito é uma deformidade identificada no nascimento, e quando não tratada gera sequela grave e grande limitação aos pacientes. O Método de Ponseti, que é considerado o padrão ouro mundial para o tratamento dessa deformidade.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).