CIIR usa estrutura para produzir 200 máscaras por dia para profissionais de saúde em parceria com Sespa

(6/3/2020) – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém (PA), iniciou este mês a produção de máscaras que serão distribuídas aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus no Pará. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará.

“Estamos confeccionando máscaras do modelo face shield, que cobrem o rosto todo e funcionam como complemento à proteção individual obrigatória, que são as máscaras e óculos de proteção, dos profissionais de saúde que estão na assistência direta dos pacientes positivados para o novo coronavírus”, garante a diretora executiva do CIIR, Paola Reyes.

O engenheiro clínico Guilherme Pereira ressalta a dificuldade para a aquisição de alguns equipamentos de proteção individual nesse período de pandemia.

As máscaras são feitas de polipropileno e estão sendo confeccionadas na oficina de produção de próteses do Centro. Cerca de 15 profissionais estão envolvidos no processo, entre servidores da própria oficina, funcionários deslocados de outros setores e alunos voluntários da Empresa Júnior de Engenharia Biomédica da UFPA.

Para o auxiliar administrativo Antônio Lima, que foi deslocado do seu setor para compor a equipe de confecção das máscaras, traz satisfação fazer parte desse processo. “É importante estar participando dessa produção que vai levar mais proteção aos profissionais de saúde. Com esse equipamento, conseguiremos diminuir os riscos de contaminação deles e ajudamos a combater a propagação do vírus”, celebra.

O educador físico Samuel Pacheco, que também faz parte da equipe de produção, ressalta que o CIIR não poderia ficar de fora do combate à pandemia. “É muito gratificante poder ajudar na confecção das máscaras que vão servir para a prevenção dos profissionais que estão na linha de frente do combate ao vírus”, afirma.

CIIR – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação reúne todos os serviços de assistência em um único lugar. O complexo é dividido em vários espaços de atendimento específicos, destinados aos usuários com deficiência auditiva, física, intelectual, visual e outras. As oficinas de órtese e prótese se destacam entre os serviços, que são prestados por equipes multiprofissionais com aproximadamente 300 colaboradores.

Para receber atendimento, o usuário precisa ser encaminhado das Unidades Básicas de Saúde Municipais, por meio do Sistema de Regulação do Estado. O Centro fica localizado na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000. Mais informações: (91) 4042-2158.

(Informações Ass. Imprensa CIIR e Ag. Pará).