CIIR promove ‘Data Querida’ no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) promoveu no dia 3 de dezembro a 2º edição da ação ‘Data Querida’, pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com palestras, jogos inclusivos, passeios no Jardim Sensorial, ‘banho de mangueira’ e apresentação de danças em cadeira de rodas. A ação foi proposta pelo Conselho Consultivo de Pacientes e Familiares, desde fevereiro deste ano, focada no cuidado centrado na pessoa, e implantada pela direção do CIIR.

O encontro se iniciou com um café da manhã, seguido de uma palestra ‘A importância da Rede de Apoio Para Usuários Reabilitando’, ministrada pela psicóloga Nilza Cabral. “Trouxemos uma reflexão tratando o que é a rede de apoio e o papel da família nesse processo, tanto em relação às terapias, como parte ativa, além de uma formação pessoal desse usuário reabilitando”, explicou Nilza.  

Segundo a diretora executiva do CIIR, Rejane Xavier, é preciso destacar a importância de que a data seja realmente dedicada a celebrar a luta das PcDs em todos os âmbitos. “Como profissionais de saúde, devemos conscientizar e promover a mudança em nossa sociedade na busca da conscientização sobre a inserção das PcDs  em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural”, ressaltou.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).