CIIR realiza a primeira Feira Inclusiva de Empreendedores de 2023

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) está promovendo esta semana a primeira Feira de Empreendedores de 2023, com proposta de promover o empreendedorismo inclusivo e gerar um complemento de renda familiar aos reabilitandos e seus acompanhantes. A iniciativa inclui a venda de alimentos, vestuário, peças de artesanato, decoração, acessórios inclusivos e papelaria. 

A feira surgiu a partir da constatação de que algumas mães faziam vendas esporádicas nos ambientes do CIIR, justamente quando estavam à espera do atendimento aos filhos. A direção do Centro, diante desse fato, decidiu promover o espaço empreendedor, já que a maioria das famílias tem a necessidade de aumentar a renda.

Segundo a supervisora do Arte e Cultura e uma das organizadoras do evento, Hérica Fernandes, todo dinheiro arrecadado com a comercialização dos produtos fica com o próprio empreendedor, “ou seja, o CIIR não cobra taxa para a participação no evento. É uma oportunidade única que as mães aproveitam em meio às terapias e consultas dos filhos para apresentar seus produtos e serviços à comunidade do Centro de Reabilitação”. 

Critérios de participação – A organização da Feira mantém regras para a venda dos produtos, principalmente, de higiene no manuseio de alimentos para evitar infecções. São atendidos todos os protocolos do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). “Os alimentos devem estar embalados e não podem ser manipulados na área de venda. Tem um local específico na orla do CIIR para consumir os alimentos, e assim, não ter problemas com infecções na área interna”, informou Hérica Fernandes.  

Desde a primeira edição em 2019, o comércio inclusivo é formado por meio de uma lista de inscrição elaborada com antecedência à data de cada edição para que toda a comunidade assistida pelo Centro possa ter a oportunidade de comercializar seus produtos. “Os participantes inscritos ocupam estandes de vendas em um dia, e apenas por um turno, pois as vagas são rotativas”, explica a profissional. 

Com a expansão da Feira ao longo dos meses, a partir deste ano, o comércio inclusivo seguirá em um novo formato. O evento será realizado mensalmente nas primeiras terças e quartas-feiras. As inscrições para a próxima feira, em março, iniciam a partir do dia 22 de fevereiro em dois pontos localizados no CIIR: na Biblioteca, no Bloco D, e na sala do setor de Arte e Cultura, no Bloco C.   

Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER). 

Serviço – O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59. 

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).