O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém/PA) promoveu em 3 de julho uma ‘Oficina de Produção de Sabão Ecológico’, a partir do óleo de cozinha reutilizado, conduzida pela Comissão de Sustentabilidade, com objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente. Em meio à promoção de saúde pública ofertada à população paraense, a atividade ambiental ensina que o produto pode ser reaproveitado na fabricação caseira de sabão para uso de higiene geral, como por exemplo, lavar louças.
“A grande maioria das pessoas, ao lavar a louça, joga o óleo pelo ralo da pia da cozinha, atitude que agride o meio ambiente, através dos esgotos indo parar em rios e mares”, explicou Denise Morais, presidente da comissão. “Com a chegada da 30ª Conferência das Partes da Convenção, a Cop 30, no ano que vem, em Belém, o CIIR está intensificando ainda mais os seus projetos ambientais para a conscientização social”.
Estrutura – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.
(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR).