CIIR recebe ‘óculos inteligente’

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (Belém / PA) recebeu a doação de um ‘óculos inteligente’. O equipamento viabiliza que pessoas com deficiência visual, dislexias e não alfabetizadas, tenham acesso a textos impressos ou digitais, reconhecimento facial, identificação de cores, produtos e cédulas de dinheiro.

O dispositivo possui tecnologia israelense e foi viabilizado com recursos de emenda do deputado estadual Fábio Freitas (Rep/PA). A doação foi recebida pelo diretor operacional Norte, José Neto, em cerimônia na Fundação Cultural do Pará, no dia 27 de janeiro.

A tecnologia também vai auxiliar as pessoas com dislexia e não-alfabetizadas a terem acesso aos textos impressos ou digitais, reconhecimento facial, identificação de cores, produtos e cédulas monetárias. Os óculos inteligentes OrCam MyEye são um dispositivo com câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos do usuário e fotografa, escaneia e transforma textos em áudio. A ferramenta também é capaz de detectar textos em português, inglês e espanhol.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do CIIR).