Com queda de casos de covid, Delphina Aziz tem estrutura voltada a programas de aumento de cirurgias e exames no AM

Com a queda de casos de covid, projeto lançado no início de outubro pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, o Opera+ amplia em quase 1.300 a oferta de cirurgias eletivas por mês no Hospital Delphina Aziz (Manaus / AM). A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), explica que os pacientes que estão na fila aguardando por um procedimento estão sendo comunicados para comparecer ao hospital e realizar seus procedimentos.

Além de cirurgias na vesícula, o Hospital Delphina Aziz voltou a realizar cirurgias de hérnia, no aparelho digestivo, ginecológicas, urológicas, proctológicas, oftalmológicas, vasculares e dermatológicas.

Antes mesmo de iniciar o Opera+, desde o mês de setembro, o HPS Delphina Aziz já vêm sendo retaguarda dos três grandes prontos-socorros de Manaus (João Lucio, 28 de Agosto e Platão Araújo), realizando cirurgias gerais de emergência, com o objetivo de desafogar e reduzir a lotação dessas unidades.

Pandemia – Em outubro de 2020, com o recrudescimento da pandemia, o Delphina Aziz, referência para a Covid-19 do Estado, já havia sido aberto para a rede de saúde quando a SES-AM teve que recuar no plano e novamente suspender os atendimentos não Covid-19.

Com a ampliação da oferta de cirurgias, o governo quer garantir que aqueles pacientes que tiveram seus procedimentos suspensos e adiados pela pandemia de Covid-19 possam realizá-los o mais breve possível, incluindo aqueles que estavam agendados para o Delphina Aziz em outubro de 2020, mas tiveram suas cirurgias suspensas, quando houve a recrudescimento da Covid-19.

Consulta + e Examina + – No último dia 27 de setembro, também no hospital Delphina Aziz, foram lançados os projetos Consulta + e Examina +, por meio dos quais a SES-AM começou a ofertar na unidade, por mês, 84,4 mil exames e terapias especializadas e 10,6 mil consultas para pacientes da rede pública de saúde. Os projetos integram o programa Saúde Amazonas.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do hospital e Secom / AM).