Complexo Hospitalar de Barcarena, prefeitura e faculdade ampliam campos de estágio para acadêmicos de Medicina

O Complexo Hospitalar de Barcarena (PA), administrado desde 2026, firmou em agosto uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde local e a Faculdade de Ciências Médicas AFYA para novos campos de estágio para acadêmicos de Medicina nas unidades que integram o complexo. O primeiro grupo de acadêmicos foi recepcionado pelo diretor executivo Diego Carlis, acompanhado pela enfermeira do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Cristiane Pimentel; e pela preceptora e médica, Suellen Fernandes, além do diretor assistencial Romerito Margotti.

O estágio tem como objetivo proporcionar aos estudantes vivência prática supervisionada, contribuindo para o desenvolvimento de competências clínicas, éticas e de trabalho em equipe, em sintonia com as diretrizes curriculares da formação médica e as necessidades da rede municipal de saúde.

De acordo com Cristiane Pimentel, o estágio aproxima a formação acadêmica da realidade dos serviços públicos de saúde e amplia as oportunidades de aprendizado prático. “Nesta primeira etapa, oito acadêmicos participam do estágio supervisionado nas áreas de urgência e emergência e Pediatria. Quatro estudantes atuam no Hospital Municipal Dr. Afonso Rodrigues de Almeida Neves,  enquanto outros quatro desenvolvem atividades na UPA 24h de Barcarena”, destacou a profissional.

A responsabilidade técnica e pedagógica do estágio é do NEP, que acompanha as atividades, assegura a preceptoria e promove o alinhamento entre ensino e serviço. A ampliação do programa para outras unidades do Complexo Hospitalar de Barcarena será avaliada pelo Núcleo de Educação e pela Secretaria de Saúde, de acordo com o desenvolvimento da parceria.

Entre os estagiários está o acadêmico de Medicina Licínio Levino, de 23 anos, que ressaltou a importância da experiência prática para sua formação profissional. “Achei essa iniciativa muito importante, especialmente por fortalecer a parceria com a nossa instituição de ensino. Fomos muito bem recebidos por toda a equipe do hospital. Aqui, tenho a oportunidade de aprender não apenas com os médicos, mas também com os profissionais de enfermagem, técnicos e demais colaboradores. Essa convivência com a rotina do serviço é fundamental para nossa formação e nos prepara para oferecer uma assistência cada vez mais qualificada à população, seja em Barcarena ou em qualquer outra região onde venhamos a atuar”.

“No INDSH, acreditamos que transformar a saúde e a gestão pública começa com a valorização do conhecimento. Por isso, temos orgulho de ser uma instituição que apoia, incentiva e abre portas para estagiários de diversas áreas, entre elas medicina”, pontua Romerito Margotti, diretor assistencial das unidades do complexo.

(Com informações da Ass. de Comunicação do Complexo Hospitalar de Barcarena).