Conceito de Projeto Horta Hospitalar de Regional do Marajó começa a ser adotado por comunidade rural de Breves

(6/5/2020) – O bem-sucedido Projeto Horta Hospitalar, do Hospital Regional do Marajó, em Breves (PA), que incentiva a produção de alimentão saudável e sustentável, vem incentivando iniciativas semelhantes na criação de hortas comunitárias, domiciliares e escolares na região. É o que ocorre em Santa Luzia, zona rural de Breves, por meio do pastor Francisco Martins, inclusive gerando renda à população.

O HRPM vem dando apoio técnico, com visitas à comunidade. De acordo com Wilson Frazão, que coordena o projeto no hospital, o objetivo é disseminar hortas na comunidade. As hortas com legumes, hortaliças e frutas, não utilizam agrotóxicos e buscam a preservação do meio ambiente.

Comunidades

O compromisso com a produção de uma alimentação de qualidade associada à preservação do meio ambiente do Projeto Horta Hospitalar do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) já vem dando frutos com o compartilhamento desses conhecimentos à comunidade local com incentivo a criação de hortas domiciliares, comunitárias e escolares, utilizando técnicas que não provoquem prejuízo ao meio ambiente e que gere benefícios aos parceiros.
A semente desse conhecimento já chegou à comunidade de Santa Luzia, localizada na zona rural de Breves, com a implantação da horta no centro comunitário, por meio do pastor Francisco Martins, que vem realizando diversas atividades para ajudar os moradores para geração de renda e proporcionar benefícios alimentícios.
Essas ações de educação ambiental e conscientização sobre manejo e cuidados com ambiente, neste momento, estão sendo repassadas pelo HRPM, por meio do colaborador Wilson Frazão, do setor de Contratos e Documentos Legais. A parceria iniciou com visitas técnicas na comunidade para socialização dos conhecimentos e as técnicas desenvolvidas pela equipe do Regional do Marajó.
De acordo com Wilson Frazão o Projeto Horta Hospitalar tem o intuito de envolver todos os segmentos da sociedade para disseminar hortas domiciliares, comunitárias e escolares.  “O projeto vem crescendo e ganhando mais importância dentro e fora da comunidade hospitalar, através de ações de educação ambiental e conscientização sobre manejo e cuidados com ambiente”, observou.
Sustentabilidade
O consumo de legumes, hortaliças e frutas livres de agrotóxicos e adubos químicos integram as boas práticas de gestão voltadas à preservação do meio ambiente e da vida adotadas no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves. Além de manter uma horta livre de agrotóxicos, usando apenas adubo natural,
Os cuidados com a horta vão desde a produção do adubo até a colheita, passando pelo plantio das sementes adquiridas pela unidade hospitalar. A horta orgânica, com 180 metros quadrados, produz 80% dos legumes consumidos no Hospital, ajudando a manter uma dieta saudável e balanceada pelo Setor de Nutrição e Dietética (SND).O HRPM também recicla óleo de cozinha para produção de sabão, e pretende levar esse conhecimento para a comunidade, visando à geração de renda para famílias carentes.

Serviço: O HRPM oferece assistência de média e alta complexidade, e é referência em várias especialidades na assistência a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 h. O hospital está localizado na Avenida Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.