Conheça o resultado da corrida ambiental promovida pelo INDSH

O Hospital Geral de Tailândia (PA), com 77 pontos, foi a unidade que mais pontou na Campanha Guardião Azul iniciada pelo INDSH em abril de 2022 e que foi encerrada oficialmente na quinta-feira, 27 de abril. Em seguida, estão o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (75 pontos) e o Hospital Jean Bitar (71).  A campanha ambiental Guardião Azul foi iniciada em 4 de abril de 2022, com 65 passos sobre gestão sustentável, em uma ação de Sustentabilidade voltada para onze unidades de saúde sob sua administração, entre hospitais, UPAs e Centros de Reabilitação. Uma nova etapa, com novos temas e ações, deve se iniciar em breve.

“Parabéns ao ganhador e a todas as unidades, empenhadas nessa corrida em benefício do Meio Ambiente”, saudou José Carlos Rizoli, presidente executivo do INDSH. Confira abaixo a classificação completa.

Class.UnidadePontuação
  1º  Hospital Geral de Tailândia  77
CIIR75
Hospital Jean Bitar71
Hospital Reg. Público Marajó68
Hospital Reg. Público Caetés63
Hospital Delphina Aziz / UPA Campos Sales61
Hospital N. Sra. da Graça / UPA Sandra Regina32
Hospital Geral Ipixuna20
Hospital Mat. Dr. Eugênio Gomes de Carvalho7
Nota: Os Hospitais São Vicente de Paulo e Metropolitano; e as UPAs Santana, Santa Paula e Dr. Alair Mafra, não participaram desta etapa.

A campanha

“O projeto foi batizado de ‘Guardião Azul’, uma alusão ao planeta Terra”, explicou Márcia Mariani, CEO do Serviço de Inteligência Ambiental (SIA), empresa que fará a assessoria técnica e validação das ações.  “De acordo com as etapas cumpridas, os hospitais receberam selos bronze, prata ou ouro”. De forma geral, abordaram quatro temas específicos: questões climáticas, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e estímulo à biodiversidade.

Um exemplo: sugestão de se criar uma Comissão de Meio Ambiente, que contou pontos para o próximo passo. Em resumo, a campanha funciona basicamente como aqueles tradicionais jogos de tabuleiro. A campanha pretendeu elevar o patamar da gestão sustentável na Saúde, no âmbito de hospitais que atendem exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e ser uma das maiores iniciativas ambientais da área hospitalar já promovidas no país. As unidades envolvidas no projeto atingem cerca de cinco milhões pacientes potenciais no total, no Pará, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina.

(Com informações da Ass. de Comunicação Corporativa do INDSH).