Crianças internadas em Hospital Regional do Marajó têm atividades juninas na brinquedoteca

(5/7/2019) Durante o mês de junho, os pequenos usuários internados na ala Pediátrica das Clínicas do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, sudoeste do arquipélago Marajoara, tiveram suas rotinas alteradas com realização de dinâmicas recreativas alusivas ao período junino na Brinquedoteca do hospital com a realização de oficinas lúdicas para as crianças e seus acompanhantes, além de brincadeiras para amenizar o período de internação já que elas, normalmente, ficam um tempo fora do seu ambiente familiar e de amigos.

(5/7/2019) De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), a pedagoga Rosângela Gonçalves, a ideia é levar um pouco do ritmo de junho para os usuários internados, em especial, aos menores internados. “Algumas crianças, ficam muito tempo fora de casa, longe dos seus familiares, dos seus brinquedos, da escola, dos seus amigos, então proporcionamos momentos para que eles possam se distrair e desenvolver a criatividade. Isso contribui muito para a reabilitação e à saúde deles”, observou.

Durante todo o mês, as crianças tiveram programação especial na Brinquedoteca com monitoramento da pedagoga que realizou atividades educativas e de lazer com a confecção de brindes, recortes, desenhos, origami, entre outras brincadeiras, sempre com música da época para animar o ambiente e inspirar os participantes e, assim, auxiliar na qualidade de vida das crianças e ajudar no progresso da saúde. “A atividade manual é muito importante para o desenvolvimento da criatividade de filhos e familiares. Eles ficam muito felizes quando podem vir pra cá (brinquedoteca). E falando a festinha junina, elas fazem o seu próprio arraial”, frisou Rosângela.

O hospital dispõe de 70 leitos (sendo 17 leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – desses, 7 leitos UTI adulto, 5 leitos UTI Neonatal e 5 leitos UTI Pediátrica), clínicas integradas com as especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, pediatria, clínica médica, anestesia, terapia intensiva e oferece também centro cirúrgico e obstétrico com três salas cirúrgicas, uma para reanimação, um ambiente de pós-operatório e uma sala pré-operatório. O usuário também dispõe de uma unidade de ambulatório com cinco consultórios o que contribui e agiliza o atendimento.

Serviço – O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7h às 18 horas. O hospital está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.