Cultivo de horta orgânica em hospitais administrados pelo INDSH suprem parte do cardápio de pacientes em Paragominas e Breves

(19/7/2017) – As hortas orgânicas implantadas nos hospitais regionais de Paragominas e Breves, no Pará, administrados pelo INDSH, já suprem parte das necessidades dos cardápios de pacientes e colaboradores das unidades.

O caso da horta do Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas (PA), é mais recente: foi iniciada em julho de 2016, e está completando um ano. O projeto foi desenvolvido pelo serviço de manutenção do hospital, administrado pelo INDSH, com apoio da diretoria e da área de Nutrição da unidade. A ideia é suprir necessidades do cardápio com hortaliças como cheiro verde, monster beats audio beats adidas couve-manteiga, cebolinha e repolho, itens entre os mais consumidos no cardápio.

Iniciativa semelhante está sendo desenvolvida, desde 2012, no Hospital Regional Público do Marajó, em Breves (PA), também administrado pelo INDSH. Instalada em um espaço de 180m² do terreno do HRPM, de lá sai boa parte dos ingredientes usados no preparo das refeições diárias servidas aos colaboradores, usuários e acompanhantes. Livres de agrotóxicos, nfl-jerseys-at-walmart-aliexpress o cuidado com a plantação vai desde o preparo do solo até a escolha das sementes. São cultivados alface, coentro, couve, pepino, berinjela, tomate, abóbora, chicória, pimenta, hortelã e cebolinha.

De acordo com a nutricionista do Setor de Nutrição e Dietética (SND) do HRPM, moncler armoise albizia 2 Renata Feio, as refeições são complementadas com algumas frutas vindas da capital, mas adianta que na horta também já são cultivadas melancia, banana e erva cidreira.

O diretor executivo em Breves, Joaquim Fonseca, não esconde o orgulho com a experiência bem sucedida da horta orgânica do HRPM. “Manter esse serviço é uma prioridade e um compromisso que temos com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente, e com a própria vida, refletida na saúde de nossos pacientes e colaboradores”.

 

  moncler armoise albizia 2