O Hospital Delphina Aziz (Manaus / AM), 372 leitos, administrado desde 2019, sediou em 17 e 18 de julho o 5º Encontro Nacional de Redes Cieges (Centros de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS), iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O encontro reuniu representantes do Ministério da Saúde e de 17 estados e lançou o Cieges do Amazonas, implantado pela Fundação de Vigilância de Saúde do estado. A implantação do Cieges-AM também contempla a capacitação de gestores e técnicos da rede estadual, fortalecendo o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas de saúde.
A Rede Cieges tem como objetivo apoiar as decisões de gestão com base em evidências, indicadores e informações qualificadas. A estrutura do Cieges-AM permitirá a integração de dados de toda a rede estadual de saúde, como ocupação de leitos, número de atendimentos, e vigilância de doenças de notificação compulsória como dengue, malária, covid e doenças respiratórias. O sistema também oferecerá painéis públicos, garantindo transparência e acesso à informação pela sociedade, além de painéis técnicos voltados à gestão estratégica.
Além de sediar o Encontro Nacional da Rede Cieges, o Hospital Delphina Aziz também foi palco da Oficina de Telessaúde Amazonas, promovida pela SES-AM em parceria com a SEIDIGI, reunindo representantes dos principais Núcleos de Telessaúde do estado — entre eles, Ufam, UEA, Funati e Fiocruz. A atividade teve como objetivo fortalecer a integração entre as instituições e fomentar o uso estratégico da telessaúde como ferramenta de apoio à assistência e à gestão no SUS, ampliando o acesso, a resolutividade e a qualidade do cuidado em todo o território amazonense.
(Com informações da Ass. de Comunicação do CHZN / Foto: Alex Pazuello/Secom).
