Delphina Aziz: programa de exames é intensificado para reduzir demanda reprimida

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou neste sábado (26) e segunda-feira (28) a intensificação de endoscopias, colonoscopias e ressonância magnética no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz (Manaus / AM), dentro do Examina+, do Programa Saúde Amazonas, que visa desafogar a demanda reprimida de exames eletivos no estado.

Ao todo, 178 procedimentos estão sendo realizados, para pacientes que aguardavam na fila do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg).

“Durante o período de recesso do Carnaval, o Hospital Delfina Aziz novamente realiza intensificação de exames devido ao programa Examina+”, explicou a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde (Seaps), Nayara Maksoud. “Ao longo de janeiro e fevereiro, o hospital, através do Programa Saúde Amazonas, nas estratégias Opera+, Consulta+ e Examina+, aproveitou horários alternativos, como o final de semana, para proporcionar maior oferta de exames especializados”.

Para que os procedimentos sejam realizados de forma segura, a SES-AM montou uma estratégia para receber os pacientes, com medidas de distanciamento social e fluxo diferenciado.

Estrutura – O Hospital Delphina Aziz possui um parque tecnológico com mais de 1,6 mil equipamentos de alta, média e baixa complexidade, entre eles aparelhos de tomografia, ressonância magnética, radiologia, ecocardiograma, equipamentos de ultrassonografia, mamografia, que estão entre os exames mais demandados pela população.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do HDA / Fotos: Bruno Zanardo/SES-AM)