Dia Mundial de Conscientização do Autismo: conheça os núcleos geridos pelo INDSH

O INDSH gerencia dois núcleos de tratamento ao autismo: o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém (PA); e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), que integra o Complexo Hospitalar dos Caetés, em Capanema (PA).

Em 2 de abril se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e as unidades são importantes centros no atendimento, tratamento e inclusão desses pacientes. Ambas fazem parte da Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Pará, que criou em 2020 a Coordenação de Políticas para o Autismo (Cepa).

Natea Caetés – O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) dos Caetés foi inaugurada em outubro de 2022 e vem transformando a vida de pessoas na região, com a terapia ocupacional no aprimoramento da ambientação sensorial, associada às demais especializações ofertadas pela sua equipe multiprofissional. A integração sensorial é uma técnica que inclui processos com texturas, sons, cheiros, gostos, brilho e movimento, provocando impacto transformador na vida dos usuários assistidos.

CIIR – A terapia ABA (Applied Behavior Analysis ou, em português, Análise do Comportamento Aplicada), é considerada uma intervenção com maior evidência para o tratamento de autismo. Além da terapia ABA, existem outras sete especialidades que compõem o quadro de serviços terapêuticos no Natea/CIIR: Terapia Ocupacional Convencional, Atividade de Vida Diária (AVD), Integração Sensorial (IS); Psicomotricidade, Psicopedagogia, Fonoaudiologia e a Musicoterapia. Além destas atividades, há ainda à disposição a modalidade de atendimento de grupos de habilidades sociais, voltada para o treino de repertório social que incentiva o autista à conversação, interação social e generalização de repertórios sociais.

(Com informações da Ass. de Comunicação do CIIR / Natea Caetés).