HJB: equipe celebra conquista de certificado de qualidade e segurança de Organização Nacional de Acreditação

HJB: equipe celebra conquista de certificado de qualidade e segurança de Organização Nacional de Acreditação

(5/5/2021) – O Hospital Jean Bitar (Belém/PA) conquistou o certificado nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), principal reconhecimento de segurança e qualidade das organizações de saúde no Brasil. O processo foi iniciado em agosto do ano passado, com reuniões, treinamentos e adequação de fluxos. A certificação é conferida às organizações de saúde que cumprem e superam, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela certificadora, que avalia todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Entre as áreas submetidas à avaliação final estão:

  • Gestão Organizacional (incluindo as lideranças)
  • Gestão da Qualidade e Segurança
  • Administrativa e Financeira
  • de Pessoas
  • Suprimentos e Logística
  • Informação e Comunicação
  • Acesso ao Cuidado
  • Segurança Patrimonial
  • Infraestrutura

No primeiro momento da avaliação participaram as diretorias Técnica, Administrativa e Financeira e Executiva, e também a gerência Assistencial. Já no segundo, foram avaliados os setores relacionados ao diagnóstico e terapêutica, por meio da participação dos coordenadores da média gerência, ligados aos setores de análises clínicas, anatomia patológica e citopatologia, métodos diagnósticos e terapêuticos especializadas, diagnóstico por imagem, métodos endoscópicos e videoscópicos.

Etapas

Em seguida, a avaliação foi direcionada à atenção ao paciente e envolveu os responsáveis pelos setores Ambulatoriais e de Internação: médicos e enfermeiros da média gerência. Na oportunidade, foram abordados assuntos como internação, atendimento ambulatorial, atendimento cirúrgico, cuidados intensivos, assistência hemoterápica, nefrológica e dialítica, assistência farmacêutica e nutricional.

O último eixo focal avaliado foi a gestão de Apoio, e envolveu os líderes e gestores dos setores da gestão de Equipamentos e Tecnologia Médico-Hospitalar, prevenção e controle de infecção, biossegurança, higienização, processamento de materiais e esterilização e processamento de roupas.

Segundo a gerente Assistencial, enfermeira Alexandra Santos, o processo de Acreditação foi iniciado com a implantação do Núcleo de Segurança, com a implementação, de protocolos Clínicos e de Segurança do Paciente. “Principalmente, com o envolvimento de toda a equipe”, enfatizou Alexandra.

“É importante valorizar todo o esforço realizado pela equipe do Hospital Jean Bitar pela conquista da acreditação. A Sespa preza pelo cuidado com a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população”, comentou o secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Atuação na pandemia

O HJB enfrentou um grande desafio em março deste ano, quando a Unidade agregou ao seu perfil assistencial o atendimento a pacientes com a Covid-19. Durante cerca de 35 dias, aproximadamente 100 pessoas recuperaram a saúde e retornaram às suas famílias, graças ao esforço de toda a equipe multiprofissional e de todos os demais colaboradores.

“Eu não esperava ter um atendimento 100% de qualidade como este em um hospital do SUS. Eu fiquei impressionado com a assistência, atenção e carinho de todos os funcionários deste hospital. Sai com a vida salva e 100% satisfeito”, afirma Silvério Fernandes, internado com Covid-19.

A equipe assistencial foi mobilizada e treinada para a adequação do atendimento aos pacientes com Covid-19, seguindo todas as normas e protocolos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A atuação de toda a equipe no enfrentamento da doença, também foi um dos fatores avaliados durante o processo de acreditação para a obtenção da certificação de qualidade ONA 1.

De acordo com o diretor Executivo, Giovani Merenda, a conquista  trouxe um misto de satisfação e sentimento de dever cumprido, além de orgulho de toda a equipe de colaboradores da unidade, por estarem engajados e  dedicados ao máximo para o êxito da missão. 

“É com muita satisfação e sentimento de dever cumprido que hoje parabenizamos a toda a equipe”, destacou o diretor executivo Giovani Merenda. “Foram alguns anos de implantação e de contínuos estudos para chegarmos ao resultado tão esperado”.

(Com informações da Assessoria de Imprensa).