HGI: Comissão de Feridas e Curativos é fundamental na segurança do paciente

O Hospital Geral de Ipixuna do Pará vem investindo em ferramentas que priorizam a qualidade e segurança do paciente, como na implantação da Comissão de Feridas e Curativos (CFC).

Segurança: procedimento de curativos em pacientes do HGI.


O objetivo principal da comissão, criada em 2019, é analisar os eventos adversos relacionados à sexta meta de segurança do paciente: ‘prevenção de lesão por pressão’. Além disso, trabalha no cumprimento do plano de ação para a redução das ocorrências, na prevenção das lesões de pele e no planejamento de treinamentos para o time específico ao tratamento das feridas, bem como das equipes assistenciais.


Segundo o presidente da CFC, enfermeiro Felipe Natan, a equipe multiprofissional é formada por oito membros atuantes, em parceria com cirurgiões, clínicos gerais, nutricionista, farmacêuticos e profissionais especializados da área de Enfermagem
“Até agosto , o serviço já contabilizou 36 intervenções na unidade”, explica Natan. “Quando se observam quadros de desnutrição, desidratação e necessidade de reposição proteica, o usuário fica amparado com cobertura e suporte nutricional”, exemplifica. “A equipe responsável pela farmacologia, por sua vez, entra com atendimento e, em algumas situações, o serviço social também nos ajuda, principalmente no momento da alta”.


Já quando o paciente é acamado de longa data, conforme informou o enfermeiro, são indicadas condutas de enfermagem de acordo com as prescrições baseadas na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).


Fluxo de referência no pós-alta

Os cuidados destinados aos usuários com lesões não cessam com a alta hospitalar. Quando necessário, eles são encaminhados para acompanhamento domiciliar em alguns serviços, dentre eles, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e o Programa Melhor em Casa.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HGI).